quinta-feira, 21 de março de 2013

Globalização

Conceito de globalização


A globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, que tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.







O conceito de "aldeia global", criado pelo filósofo e educador canadense Marshall McLuhan, quer dizer que o progresso tecnológico estava reduzindo todo planeta à mesma situação que ocorre numa aldeia.

Imagem:http://conceito.de/globalizacao
Textos:http://www.significados.com.br/globalizacao/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aldeia_global



Os efeitos da globalização para os países subdesenvolvidos



A globalização foi boa e importante em várias coisas, com no combate à inflação e ajudou na economia ao facilitar a entrada de produtos industrializados. O consumidor teve acesso a produtos importados de melhor qualidade e mais baratos, assim como produtos nacionais mais acessíveis e de melhor qualidade. Ela ajuda a atrair investimentos de outros países, no desenvolvimento tecnológico e a melhorar o relacionamento com outros países, além de facilitar a comunicação.

Mas, como nada é perfeito, a globalização tem suas desvantagens. A maior delas é a concentração de riqueza. A maior parte do dinheiro fica nos países desenvolvidos e só 25% dos investimentos internacionais vão para os países em desenvolvimento, o que faz disparar o numero de pessoas que vivem em extrema pobreza. E além disso, a globalização pode também desvalorizar a cultura nacional de um determinado país, quando países mais ricos se instalam em países mais pobres, explorando a matéria prima e se aproveitando da mão-de-obra barata, e também é responsável pela proliferação de empregos precários, entre várias outras coisas.



Texto: http://www.significados.com.br/globalizacao/
Imagens: http://blogs.unigranrio.com.br/formacaogeral/2013/03/07/o-mundo-globalizado/
http://www.vejabemvb.com/2012/01/capitalismo-neoliberal-uma-democracia.html




A destruição ambiental causada pela globalização

A destruição ambiental acontece, porque os recursos naturais do planeta terra, como a água potável e a madeira, são explorados e usados sem conscientização, sem um planejamento que possa minimizar a consequência desse uso. 

E estes recursos naturais não são infinitos e uma hora iram acabar.

Algumas das consequências disso são:
- A poluição do ar
- O desmatamento indiscriminado
- A escassez de água potável
- O aquecimento global
- Entre outros

Nos últimos anos, as condições ambientais pioraram continuamente. A degradação do ambiente agrava a qualidade da vida e provoca prejuízos econômicos. A globalização auxilia a propagação desses danos.
A crescente procura de alimentos, fibras e madeira, esgotam a pesca, os campos e as florestas, contribuindo para a perda irreversível da biodiversidade global. Devido á industria consumir grande energia, pela concentração urbana e pelo desabamento, aumento o volume de gás carbônico na atmosfera.




Texto:http: //www.slideshare.net/BraulioeJoao/a-destruio-ambiental-7348756
Imagens: http://livrespensantes.blogspot.com.br/2012/05/para-que-serve-utopia.html
http://paulaleticya.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html
https://plus.google.com/+GreenpeaceBrasil/posts/1d7W1s1HueJ

6 comentários:

  1. A globalização ajuda em, transportes de nossas mercadorias e isso é bom, só que tem alguns, problemas como:colocar maquina e dispensar a mão de obra e então muita gente fica desempregada

    ResponderExcluir
  2. A globalização tem suas desvantagens. A maior delas é a concentração de riqueza.
    A destruição ambiental acontece, porque os recursos naturais do planeta terra, como a água potável e a madeira, são explorados e usados sem conscientização, sem um planejamento que possa minimizar a consequência desse uso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -os seus comentários são os mesmo encontrado no texto;
      -não citou a fonte, sendo assim suas palavras se torna uma cópia;
      - realize a correção.

      Excluir
  3. A globalização tem várias faces, de certa forma interligadas: afce histórica, pela qual, ao longo dos séculos, os povos entraram em contato pacífico ou hostil entre si, por via terrestre ou por meiio das navegações ; a econômica , movida pela expansão do, movida pela expansão do comércio entre várias religiões e tradições de diversas partes do planeta tomaram contato umas com as outras.

    ResponderExcluir
  4. A globalização foi muito importante para o mundo e facilitou muito a nossa vida. Mas como está escrito no texto "Os efeitos da globalização para os países subdesenvolvidos", nada é perfeito, e por causa dela existem bastante problemas.
    Infelizmente, a globalização trouxe tantos problemas ambientais, quantos sociais.

    Ana Carolina.

    ResponderExcluir
  5. o trabalho ficou muito bom;
    percebi que algumas alunas apenas copiaram de outros sites e não colocaram a fonte, sendo caso não escrevam com suas palavras ou citem as fontes as notas para essas alunas será reduzida.

    ResponderExcluir