quinta-feira, 23 de maio de 2013

Aspectos naturais da Europa



      Azul escuro: Europa
        Amarelo: América do Norte
        Rosa: América Central e Caribe
        Azul claro: América do Sul
        Vermelho: África
        Laranja: Oriente Médio
        Verde: Ásia
        Roxo: Oceania

Clima

A Europa está localizada na zona temperada da Terra, por causa disso, apresenta sete climas diferentes de temperaturas mais amenas, sendo eles: temperado oceânico, temperado continental, mediterrâneo, subpolar, semi-árido, frio continental e frio de altitude.

Relevo

O relevo da Europa é bem diversificado. Por ser um terreno de formação antiga, predominam as planícies. Encontramos também planaltos de baixas altitudes e cadeias montanhosas desgastadas como Cárpatos, Pirineus, Apeninos e Bálcãs). As regiões do sul são mais montanhosas, enquanto se move a norte o terreno desce dos altos Alpes, Pirineus e Cárpatos, através de planaltos montanhosos, baixas planícies do norte, que são vastas a leste.

Vegetação

Embora grande parte da vegetação europeia tenha sido devastada com o passar dos anos, ainda encontramos muitas formações vegetais neste continente. As principais são: Taiga ou Floresta de Coníferas na região norte, Tundra no extremo norte, Floresta Temperada ao centro, Vegetação Mediterrânea no sul e Estepes ao leste.
Hidrografia

O litoral europeu é muito recortado, facilitando a instalação de portos e a navegação.   Há vários rios na Europa, sendo que os mais importantes são: Danúbio, Reno, Volga, Douro, Tibre, Tejo, Sena, , Elba, Tamisa e Pó e Ebro. O rio Volga é o maior rio da Europa. Começa no Logo Ládoga e atravessa no sentido norte-sul a região oeste da Rússia até desaguar no mar Cáspio.
Entre os lagos europeus destacam-se o mar Cáspio, localizado na divisa com a Ásia e que possui 371 mil km²; e o lago Ládoga, na Federação russa, este último o maior localizado totalmente no continente, com 17 700km² de área. Outros lagos extensos são o Onega, Vänern, o Saimaa, o Vättern, entre outros.